Campanha destaca atributos e versatilidade da lata para engajar consumidores que buscam soluções práticas e sustentáveis
Fevereiro de 2025 – Presente no dia a dia dos brasileiros há 35 anos, a lata de alumínio para bebidas será protagonista da primeira campanha dedicada à embalagem no Brasil. No próximo dia 21, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) lança a “LataCadabra”, que promete provocar os consumidores com as qualidades que fazem da lata de alumínio a escolha perfeita para qualquer ocasião: conveniência, sabor de verdade, praticidade e sustentabilidade.
“A lata é muito mais do que uma simples embalagem. Com esta campanha inédita queremos conectar o consumidor a essa experiência mágica e mostrar que escolher lata é escolher um futuro mais sustentável”, afirma Cátilo Cândido, presidente da Abralatas.
Com um tom leve e descontraído, a campanha retrata momentos do cotidiano, como um dia de praia ou um encontro no bar com amigos, para destacar os atributos da lata. Além de ser a mais sustentável e preservar o sabor das bebidas, sua embalagem resistente e inviolável oferece mais segurança e tranquilidade ao consumidor. Outro benefício evidenciado é a rapidez com que a lata gela, garantindo uma experiência ainda mais refrescante.
Um ícone já consagrado na experiência do consumidor com a lata também entra em cena. Quem nunca sentiu a boca salivar ao ouvir o inconfundível “clack, tizzz” ao abrir uma lata bem gelada? Esse som, que faz parte da memória coletiva, também marca presença na campanha.
No Brasil, a lata de alumínio atinge números expressivos. O País é o terceiro maior mercado mundial, além de ser referência em reciclagem. “Em 2023, foram consumidas no Brasil 32,3 bilhões de latas e,nos últimos quinze anos, mantemos o nosso índice de reciclagem acima dos 95%. São dados que representam a força do nosso setor e compromisso com a economia circular”, ressalta Cátilo.
A campanha contará com a participação de grandes influenciadores nacionais e regionais, além de ser lançada em diversas plataformas e redes sociais, como uma iniciativa do setor de latas de alumínio representado pelas empresas Ardagh, Ball, CanPack e Crown Embalagens e Novelis.